24/10/2019 às 20:40

5 dicas do que investir na sua festa de casamento

406
6min de leitura

5 dicas do que investir na sua festa de casamento

Fotografia, filmagem, buffet, decoração, salão de festas. Organizar uma festa de casamento é um desafio, mas respira fundo pois com um bom planejamento é possível definir as principais demandas para nada sair do controle no grande dia.

O primeiro passo  é saber que tipo de festa você procura. Algo mais intimista ou uma comemoração tradicional para todos os familiares e amigos? Saber  tamanho e o local da festa é fundamental para contratar o buffet e planejar todos os gastos.

Feito isso, escolha a data e prepare-se para um misto de sensações até a comemoração. Afinal, depois de aceitar o pedido, é  hora de transformar o sonho em realidade e para te ajudar com isso, separamos 5 dicas do que investir na sua festa de casamento. 

Contrate um fotógrafo

Não tem como deixar uma comemoração tão importante sem registros fotográficos. Por isso, invista em fotografia e filmagem. A técnica de foto drone é uma tendência nesse tipo de evento e se você quer lindos registros, com ângulos exclusivos, esse pode ser um ótimo investimento.

Entre as vantagens do drone, algumas se destacam como: alta resolução, possibilidade de tirar fotos acima dos 100 pés de altura, cobertura fotográfica com efeito 3D.  Também vale procurar fotógrafos especializados em casamento para registrar a sua festa com a delicadeza e profissionalismo.

Como diz a frase do fotógrafo francês, Henri Cartier Bresson “Fotografar é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração”. Ao considerar que os registros em foto e vídeo do casamento são algo para levar para a vida toda, antes de contratar esse serviço, preste atenção em alguns pontos:

Busque referências de fotógrafos especializados em casamento;Solicite o portfólio dos fotógrafos;Alinhe as expectativas com os profissionais;Para facilitar, faça as fotos do pré-wedding e festa com a mesma equipe.

Planeje detalhes da infraestrutura do evento

Da contratação de um segurança ou de sistemas de entrada que funcionam a partir de acessórios como o cartão mifare, que registra dados e informações por meio de criptografia, à organização de mesas, cadeiras e equipamentos que tornam a infraestrutura do evento mais completa, planejar esses detalhes com antecedência te dará mais segurança;

Caso a cerimônia seja realizada ao ar livre, uma dica que pode auxiliar tanto na decoração quanto no conforto dos convidados é a instalação de uma tenda para casamento. Na prática, esse tipo de tenda costuma ser transparente, decorativa e é um ótimo acessório para proteger as pessoas contra o excesso de sol ou chuva inesperada.

Para locais específicos da festa, como os painéis de fotos com convidados ou o espaço de bolos,  contar com o apoio de uma empresa de Stands para a montagem desses locais é uma ideia válida.

Se você deseja otimizar o tempo com a organização da infraestrutura e os recursos financeiros com a decoração, uma dica é e escolher um local que dê para realizar a cerimônia juntamente com a festa.

Uma tendência atual neste cenário são as cerimônias realizadas em chácaras. As áreas verdes proporcionam um toque mais rústico ao casamento e esse cenário rende belíssimas fotos. 

Muitas chácaras contam com um salão de festas e neste caso, você precisa investir na decoração e locação de mesas para eventos, bancos e outros equipamentos que nem sempre estão disponíveis.

Como definir itens, acessórios, equipamentos de iluminação e som, ventiladores ou questões mais pontuais como acesso ao estacionamento são tarefas burocráticas,  contratar uma pessoa para fazer contato com fornecedores e parceiros é uma opção mais eficiente

Ter o apoio de um profissional que apoie essas questões é reduzir as chances de esquecer de alguma coisa importante, em cima da hora.  Em situações atípicas como um apagão ou falta de luz, por exemplo, um assessor pode já ter algumas soluções na manga para o plano B, como o contato de uma empresa que aluga um  gerador de emergência.

Como o nome sugere, os geradores são aparelhos de alta performance que servem para gerar energia e manter  instalações elétricas e iluminação do espaço, mesmo com falhas na rede elétrica local.  Há vários modelos de geradores, mas independente das especificidades, ter um equipamento como esse é garantir que a festa de casamento continua, mesmo com imprevistos.

Faça prova do buffet e dos docinhos

Festa de casamento  não é festa sem bolo, docinhos e um buffet agradável, certo? Procure empresas que oferecem esse tipo de serviço e de preferência, faça a prova antes de fechar o contrato.

Algumas empresas oferecem amostras gratuitas para que os noivos saboreiem o cardápio antes de decidir. Se o casamento for durante o dia, você pode substituir os pratos tradicionais por um café colonial. Já à noite, a ideia de um jantar parece ser mais sensata.

Independente da escolha do buffet, a variedade no cardápio faz toda a diferença para alcançar as preferências dos convidados. Se você  estiver com disposição e tempo, fazer uma breve pesquisa  sobre possíveis intolerâncias, gostos ou dietas especiais na hora de confirmar as presenças das pessoas é uma boa estratégia.

Aposte nas lembrancinhas

O casamento é um dia especial para os noivos, familiares, padrinhos e amigos. Por isso, investir nas boas e velhas lembrancinhas continua sendo uma forma de agradecer e demonstrar carinho com quem esteve presente em mais uma etapa da vida do casal.

Apostar em kits personalizados como uma caixa de papelão ondulado decorada, com algum docinho e uma mensagem dentro é uma idéia criativa e barata. Se a sua ideia for fazer da lembrancinha algo mais original, personalizar utensílios que podem ser usados na rotina como abridores de lata e sacas rolhas é algo interessante. 

Agora se a ideia for mais simples, mas não menos importante, você pode personalizar doces como o bem casado junto com etiquetas para imprimir personalizadas, com o nome do casal e data da cerimônia.

Uma dica para presentear as pessoas com estilo e ao mesmo tempo contribuir para o meio ambiente é buscar materiais recicláveis para fazer as etiquetas, caixas ou sacolas de presente das lembrancinhas.

Caso você prefira optar por uma sacola em vez da embalagem, a alça para sacola de papel é um material vantajoso. Além da composição sustentável, a decomposição dessa alça dura apenas seis meses, o que é um avanço em relação a outros materiais.

Contrate uma assessoria de casamentos

Com tantas coisas para definir, planejar, pesquisar orçamentos e negociar, a organização de um casamento pode ser desgastante. Se você tiver condições, contrate uma assessoria de casamentos.

Dessa forma, as chances de esquecer de algum ponto ou gastar mais do que deveria com um fornecedor diminuem bastante, pois empresas que assessoram os casamentos são treinadas e conhecem o mercado de casamentos, das demandas de decoração até a o aluguel de tendas.

O investimento pode ter um custo-benefício excelente, começando pela redução do estresse dos noivos. Como as pessoas não se casam dia, os preparativos costumam deixar as pessoas ansiosas e a possibilidade de algo não sair como o planejado deixa qualquer noiva de cabelo em pé.

Felizmente, a presença de uma assessoria de casamentos facilita a tomada de decisões e otimiza a gestão de tempo na hora de buscar fornecedores e fechar contratos. Afinal, como colocar na ponta do lápis orçamentos para os músicos, a decoração, o buffet e a locação do espaço?  A assessoria tem a função de facilitar as coisas.

Para encontrar uma assessoria que caiba no seu orçamento e entregue o que você precisa, lá vão algumas dicas para anotar e colocar em prática:

Peça indicações de amigos e amigas que já casaram;Pesquise sobre a reputação da assessoria;Verifique se há pacotes personalizados;Alinhe as expectativas e demandas antes, para tudo ficar no contrato;Faça reuniões com mais de uma empresa antes de decidir;Pesquise empresas especializadas em casamentos.

Ao seguir todos esses cuidados, a sua escolha pode ser mais assertiva e isso é muito importante para ter um casamento memorável. Confiar nos profissionais que te ajudam a realizar o grande dia com sucesso é o mais importante para que tudo seja encaminhado como você imaginou.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre detalhes importantes de um casamento, que tal tirar seus sonhos do papel? Comece com o planejamento, defina quantas pessoas serão convidadas e imagine  tudo o que faria sua experiência mais feliz.  Melhor do que sonhar com cada detalhe é realizar um pouco todos os dias!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

24 Out 2019

5 dicas do que investir na sua festa de casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dicas dicas noivas dicas para noivas dicas para quem vai casar guia de investimento

Quem viu também curtiu

28 de Fev de 2019

8 dicas para noivas que vão se casar de Dia no RJ.

23 de Jan de 2024

Ensaio fotográfico na chuva, é possível? 5 dicas para um ensaio na chuva.

23 de Jul de 2019

Decoração Casamento A Mineira em Niterói

Logo do Whatsapp