25/01/2023 às 02:09 Ideias Frotânicas

Como começar a fotografar e viver da sua arte.

8
4min de leitura

Fala ae, tudo blz? Hoje eu vou te dar umas dicas que nenhum desses fdp do instagram que querem vender curso dão!

Atenção, esse post é para quem já sabe fotografar e ama o que faz!

Vamos lá...

1 - Ter algum portifólio.

Nos dias de hoje não basta vc ter uma câmera e falar que é fotografo. As pessoas hoje estão acostumadas a ver as provas, principalmente nas redes sociais. Já reparou que tudo tem um videozinho de que olha o que eu tenho, olha o que eu conquistei, bla bla bla...

Então vc tem que ter um portifólio, mas como gerar? Cara, eu te aconselho fazer assim como eu fiz, fazendo de graça para quem não te conhece. Isso mesmo, para quem não te conhece! Eu explico, as pessoas que te conhecem, principalmente parente, não irá valorizar seu trabalho. Essas pessoas sabem que vc está começando e tem uma outra referencia de vc. E mesmo vc fazendo o trampo de graça, ainda vão achar que estão fazendo um favor. Então já que é para fazer favor, faça para uma pessoa que ficará tão feliz com o presente que irá te marcar no instagram, falar para os amigos e te indicar.


Uma dica: Procure ai nos seus contatos no instagram, quem ta noiva, quem tem namorada, quem ta grávida, quem ta começando um novo negócio. Todas essas pessoas vão querer fotos com certeza.

Chega e manda aquela msg: "Fala irmão, tudo blz? Eu vi que vc ta de namorada nova! PARABENS! Eu virei fotógrafo e estou criando um material novo para postar nas minhas redes. Vcs gostariam de ganhar umas fotos de presente?


OBS: Faça desde do inicio a sua linguagem fotográfica, mesmo que vc ainda não saiba direito qual é. Vá fazendo aquilo que ache bonito, aquilo que te deixe feliz e que ame. Afinal vc está dando um presente para a pessoa, presentes vem do coração. Se vc fizer isso, vc nunca irá trabalhar desmotivado. Faça as fotos que ame, tem muitas pessoas no mundo que amam a mesma coisa que vc, mesmo que vc seja uma pessoa bem estranha! Fique tranquilo, vc não tá sozinho.

2 - Divulgue apenas as fotos que gostar!

Vc não precisa postar todo o seu trampo, é completamente desnecessário. Ninguém tem paciência para ver 500 fotos de um trabalho. A menos que seja a própria pessoa. Divulgue só o filé, apenas poucas fotos TOPS.


3 - Pare de se desculpar antes de começar!

  • "é que eu to começando agora, vcs me desculpem...."

Sabe esse tipo de coisa? Não faça! Esquece essa porra, se prepare para o trampo, estude e quebre tudo!

Nunca fale que ta começando, a menos que te pergunte. Se perguntarem, fale a verdade! Estou começando a realizar meu sonho de virar fotógrafo profissional, to cheio de vontade de fotografar! Vc tem um trabalho para eu fotografar?

A verdade lhe libertará, não tem uma parada dessa?

Quando vc falar que ta cheio de vontade de fotografar para a pessoa que está precisando de fotógrafo, cara as portas se abrem! Ta cheio de gente por ai procurando pessoas motivadas e preferem os motivados que fazem com amor! Eles vão até deixar para lá as cagadas que vc pode cometer por está começando.


4 - Fechando o primeiro trampo remunerado.

Não tente ganhar tudo que já fotografou de graça no primeiro trampo.


Normalmente o primeiro trampo vem em forma de ensaio ou festa infantil. Tenha um contrato com o mínimo necessário. Caso vc não tenha, me manda uma msg que te estarei fazendo um para a galera. Meu zap: 21.96446-7934

5 - Seja discreto no evento, de preferencia vá com uma roupa neutra. Isso te ajudar a se misturar entre as pessoas e conseguir fazer mais fotos espontâneas, isso é claro se for seu objetivo.

6 - Se for um ensaio externo, tenha seu lado criativo ativado. Na rua pode acontecer de tudo, portanto se prepare estudando a luz do sol. Essa vai ser a sua principal ferramenta inicialmente. Até porque a maioria dos fotografos começando não tem recursos para levar equipe ou mt menos para comprar flash e outros acessórios.

• Veja como a luz do sol se comporta e como vc pode iluminar o assunto com ela e escurecer o que não importa. As fotos ficam lindas ao meu ver! Essa sempre foi a minha escola.



e a ultima dica....

Seja amigo dos seus clientes, afinal além deles terem confiado no seu trabalho eles tbm podem te embebedar .


Gostou das dicas? Deixe ai seu comentário positivo ou negativo!

TMJ e boas fotos

25 Jan 2023

Como começar a fotografar e viver da sua arte.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotografia vida de fotografo

Quem viu também curtiu

01 de Abr de 2020

Panelas vazias não alimentam, Caraio!

03 de Abr de 2020

Como você vai perder seu negócio aqui em Niterói

01 de Abr de 2020

Case com alguém que pergunte Qual seu Sonho!

Logo do Whatsapp